• Agende sua avaliação estética gratuita: (31) 3225-0015

Mulher bebendo águaTodo dia escutamos alguém falar sobre os benefícios da água no dia a dia. Mesmo sabendo da necessidade, muitas pessoas não possuem o habito de ingerir água diariamente, e claro, com intervalos corretos. Acontece que, em muitos casos, só bebemos água quando estamos com sede, mas o ideal seria consumir pequenas quantidades de hora em hora, para manter o corpo sempre hidratado.

Cada idade tem suas especificações. Por exemplo, um bebê recém nascido não possui a necessidade de beber água, pois suas necessidades já são supridas pelo leite materno, mas a partir do momento em que a criança para de ser amamentada, já existe a necessidade de incluir água em sua rotina. Crianças entre 1 e 8 anos devem tomar, em média, 1,5L de água por dia para suprir as necessidades do organismo. No geral, o é recomendado que as pessoas ingerissem cerca de dois litros de água por dia – com exceção de pessoas com problemas de saúde específicos, que podem ter alguma restrição em relação à quantidade, como insuficiência cardíaca, hepática ou renal. Por isso, consulte seu médico para mais informações.

De acordo com a nutricionista Sueli Agustino Gimeno, do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo, a água é responsável por praticamente todos os processos que ocorrem no organismo, desde a circulação, a digestão e o transporte de substâncias, até a eliminação de toxinas. Tem também como função importante auxiliar na regulação da temperatura corpórea, e isso acontece quando transpiramos. É o mecanismo que o corpo desenvolveu para se esfriar e manter uma temperatura adequada. Além disso, a água ajuda no funcionamento do intestino, melhora a digestão e previne a formação de cálculos renais, uma vez que é capaz de diluir as substâncias nocivas, eliminando-as do corpo.

Até no âmbito da beleza externa o corpo abraça os benefícios da água. Quer saber o por quê?

  1. Ela ajuda na prevenção de celulites, devido ao fato de eliminar impurezas e melhorar a circulação;
  2. Disfarça rugas, pois uma pele hidratada é uma pele mais firme, onde as rugas se tornam menos perceptíveis;
  3. Controla os níveis nutricionais sanguíneos, o que resulta na absorção correta dos nutrientes necessários para o equilíbrio celular.
  4. Ajuda no emagrecimento – beber água antes e entre as refeições ajuda a aumentar aquela sensação de saciedade, o que diminui a quantidade de alimento a ser consumido. Além disso, o processo de digestão é facilitado.
  5. Equilíbrio corporal – como já foi dito, a água ajuda a eliminar toxinas do organismo e contribui para a absorção dos nutrientes necessários para o equilíbrio da pele. O que significa uma pele mais saudável.
  6. As unhas e os cabelos ficam mais hidratados – a pele é a primeira a sofrer as consequências da desidratação, mas as unhas e os cabelos também são vitimas desse desleixo.
  7. Hidratação corpórea e rejuvenesce – aliada aos cremes hidratantes, a água é capaz de atingir camadas mais profundas da derme que os cremes não conseguem atingir. Juntamente à isso, o consumo correto de água interfere no envelhecimento da pele, pois o colágeno depende da água para se renovar e garantir seu bom funcionamento.
  8. O consumo de água é essencial para garantir uma boa aparência. Por interferir na manutenção celular e dos órgãos, mantenho o bom funcionamento do sistema imunológico e do equilíbrio hormonal, a aparência de bem estar é mais perceptível quando o corpo está bem hidratado.
  9. Liberta o corpo dos inchaços – um corpo bem hidratado é um corpo com excelente circulação sanguínea. Além disso, o consumo de água ao longo do dia faz com que o organismo não retenha muito sódio (responsável pelos inchaços).