Decoração da casa e o bem estar

Blog, Saúde e bem estar Gostou? Queremos saber o que você tem a dizer. Comente!  

Você já pensou na relação da decoração da casa com o bem estar? Poucas pessoas pensam nisso, mas é um fato: o ambiente é capaz de influenciar no bem estar das pessoas que ali frequentam, e com a casa não é diferente. A casa é um lugar de conforto e descanso e, por isso, deve ser bem decorada. Pessoas que passam grande parte do dia fora de casa projetam em seus lares um local de repouso, já que o cantinho particular de cada um deve ser capaz de proporcionar aconchego ao morador.

Antes de decorar uma casa é necessário que exista um planejamento de mobília e cores. É do conhecimento de poucos que as cores possuem características psíquicas, capazes de despertar certas sensações nas pessoas, e por isso é indicado que todas as cores sejam bem pensadas antes de sua aplicação, para que o ambiente em questão seja capaz de propiciar a sensação de conforto e tranquilidade. Além disso, a organização do ambiente também é um fator importantíssimo para promover o bem estar. Uma designer de interiores observou que clientes mais estressados viviam em ambientes bagunçados, com móveis entulhados e muitos papéis pela casa, e que, após o projeto de interiores que foi aplicado, com organização, limpeza e beleza, os ânimos dos que ali viviam realmente se acalmaram.

Em casas onde residem crianças é necessário que seja projetado um espaço reservado para elas e que, desde pequenas, elas aprendam a manter a organização do ambiente, respeitando os espaços e guardando seus brinquedos após o uso.

Também é preciso escolher móveis que possam ser úteis e práticos – na tentativa de manter o aproveitamento dos espaços da casa, os móveis sob medida são uma excelente opção. Dessa forma, a casa terá estilo e adequação às necessidades. A iluminação também é um fator essencial: é preciso escolher bem, para não deixar o ambiente apagado.

Existem profissionais capazes de auxiliar o planejamento e a decoração da casa – mas se você for da turma do “faça você mesmo”, lembre-se de pesquisar sobre o assunto e se adequar às cores e formas, buscando sempre o conforto, segurança e bem estar dos que ali residem.

Comente também