• Agende sua avaliação estética gratuita: (31) 3225-0015

Edema – Elimine o inchaço e fique leve

Edema ou inchaço, refere-se a um acúmulo anormal de líquido no compartimento extra-celular intersticial. É constituído de uma solução aquosa de sais e proteínas do plasma e sua composição varia conforme a causa. Por meio desse acúmulo, uma pessoa pode adquirir aproximadamente 2 kg durante um só dia. Existem casos em que a retenção de líquidos ocorre em períodos nos quais há alterações metabólicas como na TPM, na menstruação e na gravidez e casos em que ela ocorre por fatores internos que necessitam de auxílio médico, medicação e dieta.

Para amenizar a retenção de líquidos é necessário praticar exercícios físicos, alimentar-se de forma sadia, utilizar pouca quantidade de sal, aumentar a ingestão de líquidos, diminuir a utilização de sapatos altos e apertados e, ainda, se permitido pelo médico, aderir a massagens e drenagem linfática.

Para detectar a retenção de líquidos, basta observar as mãos, os pés, a barriga, as pernas e as proximidades do tornozelo. Se essas regiões persistirem inchadas por muito tempo é necessário buscar ajuda médica, principalmente se tais inchaços ocorrerem fora do período de gravidez e menstruação. Por questões hormonais, a mulher é mais propensa a reter líquidos do que o homem.