Por que ter uma alimentação equilibrada?

Blog, Saúde e bem estar Gostou? Queremos saber o que você tem a dizer. Comente!  

A maior dificuldade das pessoas é manter uma alimentação equilibrada sem sofrimento. Afinal, quem é que gosta de abrir mão das gostosuras da vida? Mas a tendência à boa alimentação está crescendo cada vez mais e devemos evoluir juntamente, mantendo uma alimentação bem balanceada sem perder os pequenos prazeres culinários.

Tudo o que comemos reflete diretamente na nossa saúde, por isso é importante manter equilíbrio na alimentação. É muito comum termos uma alimentação rica em gordura saturada, seja pela “falta de tempo” para se alimentar corretamente ou pelo desleixo mesmo, ingerindo muita manteiga, carboidratos refinados, etc.. Além disso, essa alimentação não impacta no aumento do peso, mas também na queda da imunidade, deixando-a mais suscetível a determinadas doenças como gripe, hipertensão arterial, colesterol alto e diabetes.

É importante não se esquecer de consumir fibras. Fibras são essenciais na alimentação diária, pois uma dieta pobre em fibras leva à constipação, que provoca irritabilidade, dor na região abdominal e sensação de inchaço. Caso haja uma dieta com excesso de gordura e açúcar, há indisposição devido aos picos e quedas no nível de energia no sistema digestivo. É preciso manter uma dieta com vitaminas e minerais em dosagens corretas, pois aquelas dietas com poucas vitaminas e minerais tendem a aumentar os riscos de dermatites, queda capilar e enfraquecimento.

Como lidar com isso no dia a dia? São muitas as opções de reverter quadros para abraçar a alimentação equilibrada.

  • Procure verificar os teores de fibras, gorduras e açúcares nos rótulos dos produtos.
  • Troque o arroz branco pela versão integral.
  • Diminua o consumo de sal, reduzindo o risco de hipertensão e inchaço.
  • Beba cerca de dois litros de água por dia, garantindo assim o bom funcionamento dos rins, eliminação de toxinas e entrada de nutrientes nas células.
  • Opte por assar, cozinhar ou grelhar carnes em vez de fritá-las.
  • Abuse das folhas e legumes no prato.
  • Troque o pão branco com manteiga por pão integral com queijo branco, fruta ou suco natural e uma pequena tigela de granola com leite desnatado, por exemplo.

Quando for fazer compras, opte por produtos mais saudáveis. Dessa forma, mantendo uma boa alimentação, aquele brigadeirinho no domingo pode ser consumido sem culpa!

Comente também